Dúvidas - ENADE 2014 em 12 perguntas e respostas

1. O ENADE É OBRIGATÓRIO?

Sim. O Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é componente curricular obrigatório de todos os cursos de graduação (bacharelado e tecnológico), sendo condição indispensável para a emissão do histórico escolar, assim como para a expedição do diploma do aluno pela Instituição de Ensino Superior - IES. No histórico escolar do aluno concluinte será registrada a sua condição de regularidade somente se ele realizar a prova. Portanto, se NÃO realizar o Exame, o aluno NÃO poderá colar grau e NÃO terá seu diploma expedido. (art. 5°, §5° da Lei nº 10.861/2004)


2. QUAL A LEGISLAÇÃO PERTINENTE AO ENADE?
  • Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)
  • Portaria Normativa nº 6, de 14 de março de 2012 (Regulamenta o Enade 2012)
  • Portaria Normativa no 40, de 12 de dezembro de 2007 (republicada em 29/12/2010)

3. QUAL O OBJETIVO DO ENADE?

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.


4. QUAIS OS INSTRUMENTOS BÁSICOS DO ENADE 2014?
  • A prova que será realizada em novembro de 2014
  • O questionário do estudante que deverá ser respondido pelos alunos, no período de outubro a novembro de 2014. (exclusivamente, online, por meio da página da Internet http://portal.inep.gov.br).

ATENÇÃO:Apenas o próprio estudante inscrito no Enade terá acesso ao seu local de prova e SOMENTE ao final do preenchimento deste questionário do estudante.


Obs.: Além destes dois instrumentos básicos, há, também, um questionário que é respondido pelo coordenador(a) do curso.


5. QUAIS OS CURSOS QUE SERÃO AVALIADOS NO ENADE 2014?

A Portaria Normativa nº. 6, de 14/03/2012, determina que sejam avaliados pelo Enade 2014 os estudantes dos cursos que:


  • Graduação (diploma de bacharel): Arquitetura e Urbanismo; Sistema de Informação; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção; Engenharia Ambiental; Engenharia Florestal; Engenharia.
  • Graduação ( Diploma em Licenciatura): Artes Visuais; Educação Física; Letras-Português e Espanhol; Letras-Português e Inglês; Música; Pedagogia.
  • Graduação Tecnológica: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Automação Industrial; Gestão da Produção Industrial; Redes de Computadores

A Portaria Normativa nº. 6, de 14/03/2012, foi publicada no Diário Oficial da União nº 52 – Seção I, página 5, em 15 de março de 2012, e está disponível para consulta por meio da página da Internet http://portal.inep.gov.br


6. QUAIS OS ESTUDANTES QUE DEVERÃO SER INSCRITOS NO ENADE 2014?

Todos os formandos do 2º semestre 2014 e do 1º Semestre de 2015 dos cursos a serem avaliados pelo Enade. SOMENTE os estudantes concluintes realizarão a prova a ser aplicada em novembro de 2014 estão dispensados da participação da prova (Portaria Normativa nº. 6/2012).


Obs.: Os ingressantes são inscritos, porém não convocados para realizar a prova.


7. O QUE SE ENTENDE POR "CONCLUINTES"?

Serão caracterizados como concluintes todos os estudantes que estejam em uma das seguintes situações:


  • tenham expectativa de conclusão do curso a ser avaliado pelo Enade: Todos os formandos do 2º semestre 2014 e do 1º Semestre de 2015;
  • tenham cumprido percentual superior a 80% (oitenta por cento) da carga horária do curso a ser avaliado pelo Enade 2014, independente do período letivo de expectativa de conclusão do próprio curso.

8. O QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE É DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO?

Sim. O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório pelo aluno, (§ 1º do artigo 33-J da Portaria Normativa nº. 40, de 12/12/2007), de outubro a novembro exclusivamente por meio do endereço eletrônico www.inep.gov.br. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante.


ATENÇÃO: O estudante deve preencher o questionário atentamente, pois o mesmo impactará na nota Enade.


9. O RESULTADO DO ALUNO NO ENADE AFETA DE ALGUMA FORMA O SEU CURRÍCULO?

Sim. A regularidade do concluinte em relação ao Enade será registrada em seu Histórico Escolar. A pontuação de cada aluno no Exame será divulgada, por meio do Boletim de Desempenho, disponível no endereço eletrônico http://enade.inep.gov.br/enaderesultado/site/boletimdesempenho.seam para acesso somente pelo concluinte. Uma prova entregue incompleta ou com baixo desempenho, pode implicar em nota baixa para o seu curso, que será divulgada publicamente, por Instituição e por município. Esse fato poderá depreciar o valor de seu diploma no mercado de trabalho.


10. COMO DEVO ME PREPARAR PARA A PROVA DO ENADE?

A prova se divide em questões de formação geral e questões de conteúdo específico do curso avaliado. Na parte de formação geral são aferidos conhecimentos gerais e atualidades. Use o hotsite da Estácio sobre o Enade www.enade.estacio.br para se atualizar, com acesso a jornais de todos os estados e principais países, links para vários museus do mundo, além das provas de anos anteriores e simulados já realizados. Quanto ao componente específico do curso, vale uma revisão dos conteúdos que apresentaram menores índices de acertos no 1º simulado. Além disso, a discussão dos principais temas das disciplinas do curso será uma forma de preparação tanto para o Enade, quanto para outras provas ao longo da carreira (concurso, processos seletivos, provas da OAB, etc)


11. COMO RESOLVER A PROVA?

É preciso respondê-la de forma completa, não deixando nenhuma questão sem resposta. As questões específicas do curso (na última prova foram da 11ª a 40ª questões da prova) devem receber prioridade porque equivalem a 75% do peso da nota final. Mas as de Formação Geral também devem ser resolvidas porque, embora com peso de 25% no cálculo final, não podem “ser zeradas” para que a sua nota seja computada. Cabe atenção especial às questões discursivas, sejam específicas do curso ou de Formação Geral, porque têm peso 2. Desta forma, entender e seguir a regra da avaliação é importante para que o desafio da prova resulte em valorização do Diploma auferido na Instituição de Ensino Superior.


12. QUAL DEVE SER A POSTURA DO FORMANDO FRENTE AO EXAME?

Além da preparação para lidar com o conteúdo da prova, você deve refletir quanto a importância da sua postura frente a este processo de avaliação. O Enade é o primeiro de muitos processos avaliativos que vão ocorrer ao longo de sua carreira profissional. O seu sucesso sempre dependerá de determinação, seriedade e coragem para fazer o seu melhor. Um bom resultado no Enade será o começo promissor para uma carreira brilhante. Faça a sua parte para poder se orgulhar do seu diploma, que irá acompanhá-lo no mercado de trabalho.


QUALQUER OUTRA DÚVIDA SOBRE O ENADE PODERÁ SER RESPONDIDA PELO COORDENADOR DO SEU CURSO.